Início > Mensagem > MODISMOS TEOLÓGICOS AJUDAM OU ATRAPALHAM?

MODISMOS TEOLÓGICOS AJUDAM OU ATRAPALHAM?

(Imagens Google)

Estamos vivendo um momento complexo e complicado do cristianismo. Se, por um lado, as agências de pesquisa, tal como a Sepal (Serviço de Evangelização para a América Latina), apontam para um crescimento evangélico no Brasil, de grande proporções, por outro lado, o que temos observados é que os “modismos”, continuam imperando em todas as esferas do evangelicalismo! A síndrome dos números tem voltado continuamente a ser assunto nos meios de comunicação. As chamadas mega-igrejas, menosprezam as chamadas “pequenas”, ou segundo eles as que não tem fé suficiente para crescerem…Por outro lado, observamos que “rios” de dinheiro são investidos por estas chamadas “megas”, e até ficamos preocupados em saber de onde vem tanto dinheiro? Jatos de cem milhões de reais! Helicópteros, Iates, mansões… Jesus disse que o que importava é que o Evangelho fosse pregado, mesmo sabendo que todas estas coisas estariam presentes. Até que ponto é válido, ou é verdadeiro este crescimento evangélico no Brasil? Não é fruto de avivamento, mesmo porque, em geral, tem sido feito por “permutas”, ou seja, os cristãos hoje trocam de igrejas como trocam de roupas. O crescimento por conversões genuínas tem sido pequeno comparado aos movimentos acompanhados por “modismos” da época. O povo continua como no tempo de Jesus, estão procurando-O para resolverem seus problemas, serem curados, encontrarem uma porta de trabalho e depois até logo…
Aproveitando-se disso, as modismos campeiam o arraial evangélico,e parece-nos que de forma desenfreada. Aqueles que considerávamos expoentes evangélicos estão desaparecendo, as boas referências em termos nacionais e internacionais também. O que resta, senão estes movimentos cíclicos, que continuarão existindo sempre, mesmo porque o homem será sempre o mesmo!
E, as igrejas que querem ser fundamentalistas, que não aceitam tais modismos são consideradas não-espiritualizadas, onde o Espírito Santo não tem vez, ou os seus pastores são racionais demais para compreender os “mistérios” da ação de Deus!
Aprendi tanto na teológica, como no meu ministério prático, de que o trabalho deveria ser descentralizado, que o ideal não seria mega-igrejas, mas missões urbanas, isto é, a Igreja sede organizando suas filhas em diversos bairros. Com esta visão diversas igrejas foram organizadas, numa média de uma igreja para cada sete ou oito anos. O que vemos hoje é que voltamos a centralizar e o que importa é o número de membros que se tem na sede, mesmo porque não se tem mais a filosofia de “organizar” outras igrejas, mas ficar no “arraial”, todos juntos, compartilhando da “glória”… e os escândalos continuam eclodindo, denegrindo a imagem dos verdadeiros evangélicos. “Lenço ungido”, “suor ungido” “choque de milhares de volts”, “urros de leões e outros animais”, “sal grosso”, etc.etc.etc.
Fico aqui perguntando aos meus botões: O que acontecerá com o movimento evangélico no Brasil? Onde está o sentimento genuíno de cristianismo? Ir à Casa de Deus para adorá-lo e não ver espetáculos, até de UFC (tenha Deus misericórdia de nós!), “desfile de modas” etc.
Apesar de tudo o que tenho visto, pretendo continuar como Deus me chamou para fazer a Sua Obra, tendo a Bíblia como única Regra de Fé e Prática, amando as pessoas dentro das possibilidades que Ele me der, servindo de acordo com a Sua bondade, e no final, esperando receber a Sua aprovação na Eternidade!
Postado por Pr.Silvio Hirota, 10/09/2011

Anúncios
Categorias:Mensagem
  1. 10/09/2011 às 22:04

    A grande somatória para estes “lideres” não vem dos dízimos e ofertas, vem de coisas que se eu contasse aqui a maoria que lê estes artigos no mínimo me chamariam de louco, herege, anti-cristão dentre outros “pronomes” que já ouvi. Eles falam a verdade dúbia.

  2. 10/09/2011 às 17:34

    Graça e Paz pastor. Tenho acompanhado as manchetes envolvendo igrejas que tem causado muito estrago ao evangelho, dificultando a expansão do Reino de Deus, tenho a grande preocupação com, esta geração. O evangelho simples, genuíno tem perdido o seu lugar, como vemos em algumas igrejas. Parabéns pastor Silvio. Deus continue te abençoando e usando… Abraços….

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: