Início > Mensagem > O Papel dos pais na educação do filhos!

O Papel dos pais na educação do filhos!

Estamos vivendo um momento complicado e complexo no que diz respeito ao tema proposto! Estamos vivendo um tempos de desordem familiar tal, que os parâmetros estão totalmente distorcidos e inadequados, fazendo com que pais e filhos cada vez se entendam menos.
É de importância fundamental que haja regras bem definidas no lar, com respeito ao papel de cada um, as responsabilidades, haveres e deveres.
O que temos observado em nossas experiências trabalhando com famílias e casais há pelo menos duas décadas, é que cada dia que passa a autoridade dos pais sobre os filhos vai se exaurindo. Em parte, porque os próprios pais não sabem determinar as regras do lar, fazendo com que sejam cumpridas; por outro lado a rebeldia apresentada pelos meios de comunicação, escola, amizades, mostram parâmetros totalmente distorcidos no diz respeito ao bom relacionamento, pais e filhos.
Pais não sabem transmitir as regras que deverão compor os procedimentos dentro do lar. Os filhos, não obedecem porque, uma vez que não há regras, ou que as mesmas não são cumpridas, não vêem necessidade de mudar, mesmo porque o exemplo que deveria partir de cima, ou dos pais não acontece.
Quando os pais determinam as regras do lar e as cumpre, as probabilidades de criar filhos rebeldes, desobedientes, obstinados será bem pequena. Por exemplo, muitos pais, principalmente mães criam seus filhos na base do “grito”. Esta é uma forma totalmente inadequada de educação de filhos! Quando os mesmos são disciplinados na frente de seus colegas, ou parentes, tendem a ser tornar cada vez mais rebeldes, uma vez que a privacidade que deveria haver no relacionamento foi quebrada. Pais que puxam as orelhas de seus filhos, pensando que estão disciplinando, estão, na realidade criando problemas emocionais e psicológicos aos mesmos. Pais que agridem seus filhos com palavras e objetos, também, não estão usando o meio mais adequado na educação dos filhos.
Uma regra de fundamental importância é que os pais vivam o que pregam, ou seja, tenham palavra e a cumpram! Se prometeu disciplinar o filho, deve fazê-lo, e não deve deixar para depois. Claro, que nunca devemos disciplinar os nossos filhos em momentos de raiva. Porém, é o que mais acontece. E, sendo assim, não disciplinamos de forma coerente, adequada, e normalmente, agredimos.
Uma boa forma de disciplina ou educação é retirar dos filhos algo que lhes seja muito importante. Por exemplo: Uma semana sem Internet; sem Mack por um mês; sem cinema por um período, sem televisão por tantos dias, algo que realmente custe ao filho um preço. Mas, em todos os meios de disciplina e educação, os filhos precisam estar totalmente cientes do porque estão sendo disciplinados.
Cabe aqui uma dica, para os pais que tem filhos pequenos. Quando o pai disciplina a filho(a), imediatamente ele(a) corre para os braços da mãe, que o pega e o acaricia, pensando assim estar fazendo o correto, quando está fazendo o incorreto! A palavra desse pai, dessa mãe para o filho que foi corrigido é a seguinte: “Se o pai (mãe) te disciplinou é porque você mereceu, então nada de carinho ou afago, mas uma atitude totalmente à favor que quem disciplinou, mesmo que, no momento discordemos da forma como ela aconteceu. Isso porque, eles são chantagistas, e procurarão jogar um contra o outro para atingir os seus objetivos.
Isso acontece muito com juniores e adolescentes. Se a minha mãe não deixa, o meu pai deixa e vice-versa. Por isso, esta tremenda balburdia tem tomado conta dos lares no que diz respeito à educação, procedimentos e relacionamento familiar! Voltaremos a falar no assunto em um próximo artigo!
Postado por Pr.Silvio Hirota, em 29/08/2011

Anúncios
Categorias:Mensagem
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: